Todos sabemos que para manter a conservação de muitos alimentos é necessária a refrigeração de produtos, pois, só assim, é possível mantê-los frescos e dentro do prazo de validade, oferecendo o consumo ideal aos clientes finais.
Porém, é importante ter em mente que nem todos os itens podem ser refrigerados da mesma forma, visto que possuem propriedades e características bastante distintas.
Essa ampliação no tempo de consumo precisa ser pautada na atenção de se oferecer alimentos congelados e resfriados da maneira correta, pois assim se minimiza o perigo de contaminação por bactérias e microorganismos.
É extremamente necessário que a refrigeração seja implementada em ambientes comerciais e/ou industriais a fim de impedir prejuízos, sejam pequenos ou grandes.
Isso sem contar que um mau armazenamento pode manchar a reputação da empresa, uma vez que oferece riscos ao consumidor, denegrindo a imagem da marca.
Porém, vale ressaltar que existem diferenças discrepantes entre produtos congelados e resfriados, assunto que abordaremos a seguir.
Refrigeração de produtos x produtos congelados
Itens que são trabalhados a partir do seu congelamento são mantidos em temperaturas abaixo de 0ºC, prolongando o seu prazo de validade. Já para os produtos resfriados, as temperaturas variam entre 0ºC e 18ºC, exigindo maior atenção para o prazo de consumo.
Ou seja, a refrigeração garante que não haverão cristais de gelo no processo, o que auxilia a manter as características originais do item, sem afetar textura, sabor e outras propriedades.
Os equipamentos utilizados são muito utilizados para exibir os produtos aos clientes, mantendo bebidas e alimentos frescos e na temperatura adequada.
Enquanto isso, as câmaras frias para congelamento geralmente são encontradas em cozinhas e fábricas, sempre se adaptando ao volume de cada negócio.
Um alerta é para que na hora de adquirir equipamentos de refrigeração muito grandes, verificar se a refrigeração acontece por inteiro, sem oferecer pontos em que a temperatura possui diferentes graus, pois pode afetar nos itens armazenados.
Cada produto pode ter características distintas, exigindo análise prévia, rotatividade ou, até mesmo, controle de temperatura em tempo real. Então, é interessante optar por agrupar produtos que necessitam de refrigeração igual, facilitando o processo.
A refrigeração é indicada apenas para produtos que possuem uma rotatividade maior, sendo, inclusive, na listagem das normas técnicas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O ideal é pensar se os produtos serão consumidos em cerca de 5 dias, pois esses poderão ser refrigerados, enquanto os demais deverão ser congelados. Também é importante realizar uma higienização antes do armazenamento, com o objetivo de evitar possíveis contaminações.
O equipamento também diz muito sobre a conservação dos alimentos
A segurança da refrigeração de produtos é proveniente de equipamentos que possuem alta qualidade, pois só assim irão realizar o processo com total segurança, garantindo os resultados esperados.
Investir em sistemas de refrigeração que sejam confiáveis e eficientes faz com que existam menos prejuízos e dores de cabeça. Além disso, é importante analisar os gastos com energia, a eficiência do processo, bem como se as manutenções são acessíveis e práticas.
Na GB Máquinas trabalhamos com diferentes tipos de equipamentos para indústrias, cozinhas, lanchonetes e demais empreendimentos comerciais, com o intuito de garantir acesso aos melhores produtos do mercado.
Tudo isso pode ser possível para você, pois nossos preços são muito acessíveis, com condições de pagamento facilitadas.
Conheça toda a linha de refrigeradores da GB Máquinas.