Com o advento da internet, as redes sociais passaram a ser amplamente utilizadas como uma alternativa de alavancar os processos. Logo, investir em um sistema de automatização é um dos caminhos que contribui para otimizar pedidos e garantir um melhor atendimento no trabalho.
Sendo assim, podemos considerar que o WhatsApp é uma das redes sociais mais expressivas no mundo e principalmente no Brasil, que destaca-se como segundo mercado consumidor do aplicativo.
Como as mídias sociais passaram a fazer parte da rotina das pessoas, o WhatsApp oferece um serviço que tem por finalidade proporcionar agilidade, rapidez e ser um facilitador da comunicação no contato entre os mais diversos públicos.
Portanto, gerenciar pedidos pelo WhatsApp é algo importante para garantir um atendimento rápido e prático nos negócios da sua empresa; alavancando as vendas e aumentando os lucros.
Continue a sua leitura e conheça algumas formas de otimizar pedidos pelo WhatsApp.
Tenha um número exclusivo para otimizar pedidos
Para otimizar pedidos pelo WhatsApp é importante que a empresa obtenha um número exclusivo para atender seus clientes.
Com isso, você desassocia seu perfil pessoal das questões do seu negócio e desenvolve um profissionalismo maior, proporcionando segurança e credibilidade para seu cliente.
Portanto, você poderá personalizar o perfil do seu WhatsApp com a identidade visual da sua marca!
Outra sugestão é delimitar os horários de atendimento, considerando a automatização do processo de vendas.
Explore os recursos do Whatsapp Business
O WhatsApp Business tem por finalidade auxiliar as empresas nessa rede social.
Por ser uma conta empresarial, ele disponibiliza recursos e configurações que facilitam a gestão do atendimento por meio do WhatsApp.
Há vários recursos interessantes, sendo possível, por exemplo, adicionar a localização do seu estabelecimento, informar horários de atendimento, atribuir tags aos clientes, entre outras funções.
Com isso, vale destacar que a versão Business pode ser instalada no seu computador para proporcionar uma comunicação simples e dinâmica.
Explore as configurações e personalize a sua conta!
Defina horários de atendimento
Sabendo que o relacionamento com o cliente é essencial para a progressão do seu negócio, uma das estratégias dentro do WhatsApp Business é definir os horários em que o seu estabelecimento estará disponível para iniciar o atendimento aos clientes.
Por mais que essa rede tenha como finalidade um atendimento rápido, é importante definir um horário comercial e ter um funcionário disponível para responder os clientes dentro do tempo estipulado.
Assim, o seu cliente sente-se valorizado!
Organize as informações dos clientes
As informações fornecidas pelo seu cliente são importantes meios para estabelecer um atendimento personalizado, por exemplo.
Logo, é interessante obter um banco de dados em que elas possam ser armazenadas e encontradas com facilidade, tornando a comunicação muito mais eficiente.
Desse modo, o cliente não precisará repetir informações que já foram fornecidas em algum momento.
Por meio do software de CRM (Customer Relationship Management) é possível otimizar pedidos realizados pelo atendimento no WhatsApp, uma vez que ele garante o armazenamento das informações coletadas e permite organizá-las conforme preferir.
Além disso, conforme as configurações do WhatsApp Business, você poderá organizar o contato dos seus clientes por meio da personalização de grupos como, por exemplo, novos clientes e clientes fidelidade.
Atente-se para os atendimentos
Como vimos, é importante estabelecer um horário de atendimento ao cliente, mas para que isso otimize os seus pedidos é necessário estar disponível na ferramenta.
O WhatsApp é uma rede social que as pessoas esperam um retorno rápido, quase instantâneo.
Sendo assim, investir no treinamento dos funcionários que farão esse serviço de comunicação é de extrema importância.
Utilizar o recurso de resposta automática pode ser uma opção para que o cliente obtenha algumas informações que serão personalizadas conforme a necessidade do seu negócio.
Utilize a opção de resposta automática
O envio de mensagens automáticas é uma das opções de configuração do WhatsApp Business.
Portanto, quando um cliente quiser realizar um pedido e resolver enviar uma mensagem no WhatsApp do número comercial, o aplicativo responderá automaticamente com uma mensagem personalizada pela sua equipe de comunicação.
Esse recurso garante rapidez, agilidade e otimiza o atendimento ao cliente para que ele já obtenha algumas informações prévias.
Conheça esse recurso!
Divulgue seu contato comercial
Por fim, para que os itens anteriores garantem sucesso nos atendimentos pelo WhasApp, é necessário que o seu número seja divulgado para garantir a adesão de novos clientes.
Sendo assim, gerar um link e compartilhar nas redes sociais é uma forma de otimizar pedidos e estabelecer um primeiro contato de modo dinâmico.
Com isso, ao clicar no link, as pessoas serão direcionadas instantaneamente ao chat do WhatsApp da sua conta comercial.
Acompanhe o blog da GB para mais dicas de melhorias nos processos do seu negócio!