Conheça algumas políticas de controle de energia e melhore a gestão do seu estabelecimento.
O consumo de energia dos restaurantes é algo que está intrinsecamente relacionado às políticas de responsabilidade socioambiental.
Sendo assim, a redução do gasto de energia tende a contribuir para um meio ambiente mais equilibrado.
Cada vez mais, as empresas estão sendo cobradas pela sociedade para promover um gerenciamento ambiental de preservação e conservação dos recursos naturais, além de desenvolver uma consciência ambiental que reflete em mudanças na forma de agir.
Neste contexto, devemos nos atentar para as atividades produtivas dos restaurantes no intuito de minimizar desperdícios que contribuem para o agravamento dos problemas ambientais.
Uma grande estratégia para o progresso e desenvolvimento dos restaurantes é a eficiência energética, pois os gastos com energia interferem não só nos custos dos serviços e produtos, como também no impacto do meio ambiente.
Pensando na necessidade de uma mudança cultural nos valores dos restaurantes para reduzir o consumo de energia e garantindo uma melhor competitividade no mercado, separamos algumas dicas para auxiliar na adoção de políticas de controle. Confira!
Dicas para redução do consumo de energia
Para atenuar o impacto ambiental na produção dos restaurantes, devemos nos atentar para as alternativas de redução do consumo de energia.
Dessa forma, podemos empregar melhorias na gestão do restaurante com algumas dicas que podem garantir saídas para perdas econômicas e agregar valor ao negócio.
Energia destinada à iluminação
Um dos principais meios de reduzir o consumo de energia elétrica é aproveitar a luz natural no sistema de iluminação.
Para tanto, caso não haja essa opção, a utilização de lâmpadas de baixo consumo é uma excelente aposta, pois enquanto uma lâmpada incandescente consome 60 watts de energia, a lâmpada de LED, por exemplo, pode consumir apenas 10 watts.
Uma vantagem da lâmpada de LED está atrelada a sua durabilidade, podendo chegar até 13 anos; sendo eficiente na economia dos custos de manutenção.
Além disso, ela não possui metais pesados em sua composição, proporcionando um menor impacto ambiental.
Limpeza dos aparelhos
A limpeza dos aparelhos utilizados no restaurante é algo primordial tanto para garantir a higienização quanto para reduzir o consumo de energia, uma vez que a prática do degelo dos freezers e refrigeradores reflete na redução do gasto de energia.
É importante realizar o controle da temperatura de conservação dos alimentos, um fator que também ajuda na economia de energia.
Restaurantes com sistema de ar-condicionado devem-se atentar para limpeza dos filtros desses aparelhos, pois quando há acúmulo de sujeira o aparelho tende a forçar um maior desempenho para garantir a ventilação do ambiente.
Para isso, no intuito de garantir um melhor funcionamento, é importante manter as portas e janelas fechadas para que não ocorra troca com o ar quente externo.
Utilize o modo stand-by dos aparelhos
O modo stand-by dos aparelhos pode ser um grande aliado para reduzir o consumo de energia, isso porque o aparelho reduz a necessidade de utilização de energia, permanecendo em estado de alerta para que ocorra uma inicialização mais rápida do uso.
Levando isso em consideração, para aparelhos como televisão, micro-ondas e ar-condicionado, por exemplo, é importante retirá-los da tomada quando não estiverem sendo utilizados. Assim, é possível preservar a energia do restaurante.
Invista em equipamentos econômicos
A utilização de máquinas, equipamentos elétricos e eletroeletrônicos antigos, geram um grande gasto de energia por não terem componentes adequados para garantir a redução do consumo de energia.
Sendo assim, adquirir equipamentos modernos, que possuem o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) é uma possibilidade de identificar seus termos de economia de energia e garantir um investimento mais assertivo.
Revise suas instalações elétricas
As instalações elétricas de um estabelecimento exigem uma boa revisão para garantir a minimização de desperdícios energéticos.
Faça um levantamento da quantidade e tipos de aparelhos que utilizam eletricidade no seu restaurante.
Esse controle é importante para garantir se o sistema elétrico do seu estabelecimento possui carga suficiente para aguentar o uso desses equipamentos.
No entanto, o seu restaurante pode ter instalações antigas que geram grande risco de incêndio devido à possibilidade de rompimento em algum ponto, de modo a estimular um superaquecimento e, consequentemente, um maior consumo de energia.
Portanto, vale utilizar os serviços de um eletricista experiente que conseguirá promover as dimensões e adequações necessárias.
Conscientização da equipe
Por fim, um bom gerenciamento ambiental nos estabelecimentos passa pela conscientização ambiental e mudança de pequenos hábitos como, por exemplo, desligar aparelhos quando não estiverem sendo utilizados.
O gestor do restaurante deve promover políticas de conscientização e sensibilização da sua equipe para obter uma postura mais atenta e cuidadosa nos detalhes da redução do consumo de energia, deixando claro seu propósito e o impacto gerado.
Dessa forma, a equipe estará integrada na importância da racionalização dos recursos para garantir uma gestão focada em crescimento.
Promova a implantação dessas dicas para reduzir o consumo de energia no restaurante e aprimore a sua gestão com pequenas mudanças de valores, garantindo uma melhor competitividade no mercado.